Dra. Luciana Faleiros Cauhi Salomão
A Pedagogia da Expressão é uma proposta pedagógica que traz para a Pedagogia o conceito de sujeito protagonista. Traz o uso do lúdico e da criatividade como atributos do próprio sujeito, favorecendo a sua expressão em interação com outros sujeitos na modificação de objetos durante um processo criativo que leva a novas aprendizagens. Coloca em evidência o método científico, fazendo opção pela aprendizagem lógico-dedutiva, estimulando o desenvolvimento do pensamento e o prazer de se utilizar a inteligência. Uma proposta que contribui para o desenvolvimento da saúde mental e emocional do ser humano ao mesmo tempo em que cuida da convivência, da afetividade e do cognitivo nos ambientes educacionais.
Centrada na evolução da pessoa que aprende, essa Pedagogia dá assento à sua expressão e criatividade, favorecendo a confirmação de seu desejo de aprender, a afirmação de sua identidade e de sua individualidade na integração sociogrupal. Apoia-se em instrumentos próprios e favorece, por meio da educação e da criação cultural, a formação dos valores, princípios estéticos, éticos e dos conhecimentos que dão ao sujeito a oportunidade de cultivar a si e o seu projeto de vida, sustentando assim o princípio da equidade e a regulação do processo de hominização do ser humano.
O seu criador, o professor Raimundo Dinello é natural do Uruguai e doutor em Ciências Psicológicas pela Universidade Livre de Bruxelas, com especialização em Orientação Educacional. Consultor pedagógico e especialista na Formação de Recursos Humanos, é autor de várias obras tendo algumas traduzidas para o portugues, francês e inglês. Escreveu o Tratado de Educación: propuesta pedagógica del nuevo siglo, publicado em 2007 em Montevideo.
Segundo Dinello, (2017, p. 27), para a aplicação da Pedagogia, centrada na expressão dos sujeitos que estão aprendendo na interação Sujeito-objetos-sujeitos, faz-se necessária uma modalidade metodológica de expressão ludocriativa que:
se inicia por atividades lúdicas que aportam alegria, imaginação e socialização, seguindo com atividades de expressão criativa que modificam os objetos e permitem determinar um conflito pedagógico, que se apresenta como um desafio para assumir uma aprendizagem, dando continuidade ao processo mediante a experimentação e/ou uma análise lógico-dedutiva de informações que levarão a novos conceitos.
Consciente de que cabe ao professor, de certa maneira, abrir horizontes para que os alunos compreendam que o futuro está justamente na capacidade de aprender, conviver, criar e usar ao mesmo tempo o imaginativo e os conhecimentos, a Pedagogia da Expressão nos propõe dar atenção e protagonismo a quem está aprendendo, assegurando e dando qualidade ao processo de aprendizagem na experiência.
Ensina-nos o autor que “no processo criativo, o sujeito transforma a matéria da qual emerge em um novo objeto de estudo. Objeto que adquire existência própria nas mãos do sujeito, que nesse ato também se modifica, superando o egocentrismo que o impede de aprender”. (DINELLO, 2017, p. 15).
Essa proposta pedagógica busca fomentar a qualidade do pensamento para se evoluir na sociedade do século XXI que exige mais inteligência, maior cultura geral e vocabulário. Busca também cultivar a convivência, a sensibilidade, a criatividade, a imaginação, reencontrar o prazer de utilizar a inteligência, resolver problemas, investigar, produzir novos conhecimentos e aprender a aprender ludocriativamente.
Para isso, a metodologia de expressão ludocriativa se organizou para favorecer um processo de aprendizagem que dignifica a pessoa, transformando o seu pensamento à medida que transforma a cultura. A inspiração para esse caminho veio do que fizeram os impressionistas e os expressionistas. Suas obras trouxeram, em meio às cores, linhas, luzes e sombras, os seus sentimentos, as suas emoções e impressões da realidade. As pinturas impressionistas e expressionistas partiram da afetividade do artista, do desejo de fazer a arte, ou seja, partiram da pessoa, expressando o que sentia, numa situação bem diferente de quando se submete à cópia da realidade. (IMBROSI; MARTINS, 2021).
É assim também que acontece na expressão ludocriativa, em que se constrói o conhecimento partindo da pessoa, de seu sentimento e de sua afetividade. Abre-se um diálogo inspirado pela arte que reconhece o valor de cada pessoa que pode evoluir, porque tem uma inteligência a configurar. A Pedagogia da Expressão nos confirma que o ser humano aprende quando a inspiração está nele, na sua criação, no seu desejo de aprender e não quando ele tem que repetir e fazer cópia de um conteúdo que já vem sistematizado. Reconhecer o valor de cada pessoa na sua originalidade, nas diferenças, nas suas impressões e formas de expressão é o ponto de partida para um diálogo que movimenta a imaginação, a criatividade e a capacidade para aprender.
O valor da espécie humana está na originalidade.
Assim, como os impressionistas e expressionistas, criadores de um movimento artístico, que em vez de retratar e reproduzir a realidade, responderam a uma lógica interna que combina cores, preocupa-se com as luzes, com as sombras e seu efeito estético, o professor precisa se afirmar em um outro papel em que o respeito pela pessoa e pelas diferenças vai exigir uma mudança no sistema de educação e ensino que sempre trabalhou sustentado na submissão e na reprodução. Precisamos reconhecer que cada ser humano tem um valor em si mesmo e pode evoluir porque deseja aprender e se fazer pessoa nas suas diferenças e potencialidades e não porque é obrigado a reproduzir.
O vídeo referente ao texto está disponível no canal do IFDH Instituto. Acesse pelo link:
Referência bibliográfica
DANTAS, Tiago. Impressionismo. Brasil Escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/artes/impressionismo.htm. Acesso em: 28 jan. 2021.
DINELLO, Raimundo Angel. Tradução de Luciana Faleiros Cauhi Salomão. Pedagogia da Expressão. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2008.
DINELLO, Raimundo Angel. Tradução de Luciana Faleiros Cauhi Salomão. Expressão Ludocriativa. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011.
DINELLO, Raimundo Angel. Pedagogía de la Expresión / Metodología Ludocreativa. Editorial Nuevos Horizontes. 2017.
IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Expressionismo. História das Artes, 2021. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/ expressionismo/. Acesso em: 28 jan. 2021.
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