Dra. Luciana Faleiros Cauhi Salomão
Eu sou Luciana
Faleiros Cauhi Salomão.
Cada um desses nomes conta uma parte da minha história que se articula e cria uma identidade própria dando sentido para minha vida.
Sou doutora em educação e especialista em pedagogia da expressão e metodologia ludocriativa. Sou idealizadora e diretora do IFDH – Instituto de Formação Docente e Desenvolvimento Humano.
E o que faz o Instituto?
Forma gente para ser gente e forma gente que forma gente!
Isso mesmo!
- Forma docentes numa perspectiva de desenvolvimento humano, que é bem diferente da perspectiva de reproduzir, repetir e copiar o que está pronto!
- Forma profissionais das mais diversas áreas para aprender a aprender, aprendendo a ser!
Esse é o nosso diferencial:
- aprender a aprender, aprendendo a SER!
mas por que?
- Porque aprendendo a ser, aprendemos a conviver, a nos respeitar, a respeitar o outro, a natureza e ao meio.
- Quando respeitamos, queremos preservar, conhecer melhor… e isso instiga a curiosidade para compreender e até investigar.
São comportamentos que favorecem nossa evolução como pessoas, como profissionais e como seres humanos que querem evoluir e transcender.
Por esse motivo também formamos pais e cuidadores!
- Pais cuidam de filhos, mas cuidam de si mesmos e também cuidam de seus pais. Precisam se conhecer e conhecer sobre o desenvolvimento humano, sobre os aspectos que caracterizam a infância, a adolescência, a juventude, a fase adulta e a velhice.
Cada período é um ciclo de vida que tem estreita relação com a cultura e exigências próprias, que impulsionam o desenvolvimento. Desenvolvimento físico, motor, afetivo e cognitivo. Desenvolvimento das funções psicológicas, do pensamento e da personalidade.
Buscar sabedoria, elevar a consciência e colocar cada ser humano na presença de si mesmo cultivando a vida interior apoiada pelos valores, pelas virtudes e pelos conhecimentos. De que maneira? Fazendo uso de uma Pedagogia que favorece a expressão do sujeito e articula no mesmo ato emoções, conhecimentos e convivência.
Venha nos conhecer!
Venha aprender a aprender, aprendendo a ser!
O vídeo referente ao texto está disponível no canal do IFDH Instituto. Acesse pelo link:
Imagens:
Acervo da autora.