Dra. Luciana Faleiros Cauhi Salomão
Escolhemos apresentar neste mês de Outubro o IFDH – Instituto de Formação Docente e Desenvolvimento Humano. Mas por que no mês de Outubro?
Por vários motivos:
O primeiro deles é porque Outubro tem um dia dedicado à infância. Infância que pede movimento, alegria e desafios para que a criança possa se desenvolver emocionalmente, fisicamente e mentalmente.
Porém, nossa sociedade não está sabendo como respeitar as necessidades humanas para um crescimento saudável. Por muitas vezes nos esquecemos que para sermos adultos conscientes temos que viver um período infantil com afeto, criatividade e movimento que leva ao desenvolvimento de nosso potencial, estimulando nossa capacidade de aprender e de conviver de maneira confiante e respeitosa.
É durante a infância que se desenvolve o nosso cérebro, as funções complexas do pensamento, nossa personalidade, valores, capacidades e potencialidades.
Em Outubro também temos um dia dedicado ao professor. O profissional cujo compromisso é com a espécie humana, com o desenvolvimento das potencialidades de cada um por meio da educação.
A evolução do homem como espécie necessita da instrumentalização de seu pensamento, de sua personalidade, formação de valores éticos, estéticos e científicos. O processo evolutivo depende de uma educação que favoreça o crescimento em plenitude
Aprender é o que nos dá vida e desejos de progredir. Aprender é o que mantém viva a evolução social e a evolução da civilização. Aprender é o ato que dá maior satisfação ao ser humano, trazendo felicidade, plenitude e bem-estar. A verdadeira alegria que nos impulsiona na direção do bem e nos permite a conquista da virtude, da ética e do sentimento moral.
Parte do aprender surge do próprio sujeito impulsionado pela motivação intrínseca que tem o ser humano para ser inteligente. Motivação que precisa ser cultivada pela escola, dando asas à curiosidade que nos convida a compreender fazendo uso do pensamento, do raciocínio que ao enfrentar hipóteses, experimenta e argumenta em busca respostas. Chegar a uma conclusão pelo raciocínio lógico dedutivo tem um sabor muito especial, que nos situa como protagonistas do processo de aprendizagem.
Também é em Outubro que se comemora o dia internacional da música. A música é a arte que mais une as pessoas, sendo capaz de mudar o estado de humor e reconduzir o espírito aos sentimentos mais sublimes promovendo paz e amizade. A arte é expressão do sujeito e sua via de afirmação, devemos cultivá-la.
E não por acaso, Outubro é o mês dedicado a Virgem Maria ou Virgem do Rosário ou Nossa Senhora ou ainda a Mãe Divina que nos lembra que somos parte de um todo em busca de evolução espiritual. Somos filhos de Deus, herdeiros da inteligência suprema do universo. Temos muito a aprender, a conhecer, a compreender e desvendar para agir com consciência. Somos o princípio inteligente do universo.
Consciência que precisa ser cultivada para cultivar a natureza tão essencial para a vida do homem no planeta, e que também é homenageada no mês de Outubro.
Da natureza retiramos a água, o alimento e todos os recursos naturais necessários para o desenvolvimento sustentável. Apreciar e cultivar plantas pode nos proporcionar muito prazer além de ser um hábito muito saudável com influência em nossa saúde física, emocional e mental. Tem efeito positivo no comportamento e na socialização.
Também foi em Outubro, a promulgação da Constituição Brasileira que preconiza em seu artigo 1º o estado democrático de direito, onde o poder do Estado é limitado pelos direitos dos cidadãos.
Sua finalidade é coibir abusos do aparato estatal para com os indivíduos, conferindo-lhes autonomia e liberdade nas suas atividades cotidianas.
A base do pensamento que fundamenta o Estado Democrátio de Direito é a mesma que nos ensina o respeito à natureza humana favorecendo a evolução do homem e da civilização. O agir de forma consciente cultivando o princípio da equidade, respeitando o modo de ser infantil e natural das crianças para educá-las. O UNICEF regulamenta o tratamento que deve ser dado à infância desde 1959 registrado na Declaração dos Direitos da Criança.
Hoje nossa educação está em crise e com ela a formação docente. Dados revelados pela última prova PISA realizada em 2018 apresenta resultados preocupantes, pois demonstra que 68,1% dos estudantes brasileiros estão no pior nível de proficiência em matemática e não possuem nível básico. Nenhum aluno conseguiu chegar ao topo da proficiência em ciências e 55% não atingiu o nível básico nesta área. Sobre leitura e compreensão de texto, cerca de 50% dos brasileiros não atingiram o mínimo de proficiência que todos os jovens devem adquirir até o final do ensino médio, estando dois anos e meio abaixo dos países da OCDE.
Por isso a criação de um Instituto de Formação Docente com a preocupação de assumir um processo de aprendizagem que se preocupa com a evolução da pessoa humana inserida em seu ambiente natural e social, articulando emoções, conhecimentos e convivência. A proposta do Instituto é um convite a ser humano: aprendendo a aprender, aprendendo a ser!
O vídeo referente ao texto está disponível no canal do IFDH Instituto. Acesse pelo link: